1º Rally de Regularidade Virtual do Mundo desafia competidores na quarentena
Competição organizada pela Rabbit realiza segunda edição neste sábado, dia 25 de abril
A chegada da quarentena devido a pandemia de Coronavírus (Covid-19) está sendo aproveitada por muitos empreendedores para colocar em prática novos projetos e iniciativas no mundo todo. A nova situação obriga renovações, e foi neste cenário que o diretor da Rabbit, João Procópio Fortes Neto, brasileiro que atualmente mora na Espanha, resolveu colocar em prática o projeto do 1º Rally de Regularidade Virtual do Mundo. Em formato de game, a iniciativa contou com 45 participantes na sua primeira edição e reuniu competidores de países como Brasil, Espanha, México e Romênia, além de representantes do Reino Unido. O sucesso do jogo já tornou realidade uma segunda edição que acontece neste sábado, dia 25 de abril, com participação de competidores da Europa e das Américas.
Com visual que lembra outros games de corridas, a diferença do Rabbit Rally é que os fãs da modalidade de regularidade ganharam uma versão virtual para seu esporte off-road favorito. Na primeira edição do jogo foram realizadas categorias em inglês e em espanhol. Já na segunda os competidores foram divididos nas modalidades Pro (médias altas) e Light (médias baixas). É possível baixar o jogo e o aplicativo de forma gratuita, assim como acessar as pistas para treinamento, mas para competir nas provas é necessário pagar uma taxa de inscrição. “Era um projeto que já existia e eu queria completar há cinco anos. Estava engavetado e na quarentena consegui dar vida a essa ideia”, comenta João.
Regularidade e Velocidade
No rally de regularidade, diferente da modalidade de velocidade, não ganha quem chega mais rápido, mas sim quem segue mais fielmente as indicações do livro de bordo montado pela organização da prova. Para isso, é preciso seguir a risca as velocidades e direções indicadas, bem como realizar as devidas compensações de médias caso o competidor se perca e precise refazer parte do caminho. O trajeto é monitorado por pontos de controle, os famosos ‘PC’s’, que verificam se o competidor passou em determinado ponto no horário exato. A pontuação varia para mais ou para menos dependendo se o carro passou adiantado, atrasado ou atingiu a exatidão.
Oportunidade para treinar navegação
Através do game, o Rabbit Rally fez com que a prática do esporte pelos amantes do rally de regularidade se tornasse possível em tempos de confinamento. Além disso, o jogo é uma ótima oportunidade para treinar navegação. De acordo com a descrição do jogo, o rally em ambiente virtual conta com todos os elementos de uma competição normal e com as provas que combinam velocidade e navegação. Existem simuladores com todos os elementos do livro de bordo, como ajuste de hodômetro e marcação de planilha, entre outros. A cronometragem é realizada em alta precisão com tracks e pontuação conforme tempo de passagem pelo PC. “Também existem pistas de aferição e para treinos disponíveis gratuitamente no jogo”, indica o site.
O que precisa para jogar?
De acordo com o responsável pela competição é possível participar do game sozinho, com o uso de um computador (com sistema Windows ou macOS) e tablet ou celular (sistemas Android ou iOS), onde se deve instalar grátis o jogo Rabbit Rally e o aplicativo disponível na Apple Store/Google Play. “Dá para participar sozinho, mas com o navegador fica mais fácil competir. A experiência que o jogo traz é bem parecida com o real ponto de vista de navegação. Inclusive já recebi contatos de competidores querendo que a gente monte treinamentos particulares”, comenta João.
2ª edição com nova direção técnica
A segunda edição do Rabbit Rally recebeu mais uma força com a adição da direção técnica de Alexandre Rech, organizador de provas no Sul do Brasil. Segundo ele os competidores podem treinar quantas vezes quiserem e quando se sentirem à vontade para competir podem se desafiar em uma prova. “Na competição que acontece neste sábado serão usadas seis pistas com diferentes tipos de pisos com aproximadamente 1h30min de prova. Há um intervalo de tempo entre as etapas para ir ao banheiro ou tomar água. No final da prova a performance e os resultados saem em poucos minutos”, comenta Rech, que conheceu o jogo competindo na primeira edição e conquistando o segundo lugar.
Premiação
E não é porque a competição é virtual que não tem festa e champanhe. Os três primeiros colocados em cada categoria recebem em casa como premiação um Champagne Moët & Chandon.
Doações para Cruz Vermelha
Além de competir e se divertir, o campeão ainda pode ajudar o seu país. Seguindo a onda de solidariedade que se espalha pelo mundo em tempos de pandemia, toda a renda adquirida com as inscrições (descontado o valor da premiação) está sendo revertida à Cruz Vermelha do país do competidor campeão.
Próximas edições
De acordo com a organização do game estão previstas mais competições. Quem tiver interesse pode verificar informações, baixar o jogo e começar os treinamentos de forma gratuita através das orientações no site oficial do Rabbit Rally no endereço www.mirally.com.br.
Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4
Comentários