Qual a fórmula para atrair mais competidores para o rally 4x4?
Apesar de não transparecer, o rally de regularidade 4x4 é um dos esportes automotores mais acessíveis ao público que curte competição (e adrenalina). O mesmo carro que compete num final de semana, poderá ser visto levando as crianças para a escola na segunda-feira. Ou seja, não é exigida uma preparação ou transformação no carro para participar de uma prova. Isso já seria um motivo para vermos o esporte crescer, porém aqui no RS não é o que está ocorrendo. Um dos dilemas que vejo há anos é: não há competidores porque não há investimentos na divulgação versus não há investimento de patrocinadores porque não há competidores. Quem deve apostar em quem?
Assim como uma engrenagem as coisas devem andar juntas, em sintonia. Se você tiver um evento bem organizado, bem pensado, verá o esporte crescer e se difundir atraindo mais competidores e parceiros comerciais. Qualquer empresa investidora quer ter um retorno, ver sua marca exposta e bem falada. Cabe ao organizador fazer essa engrenagem girar em sincronia para que todas as partes se sintam contentes. Outro importante detalhe é na forma como o organizador trata o competidor, que no caso, é seu cliente. Cliente que pode ajudar a promover o seu evento ou difamá-lo.
Vamos lembrar que nas corridas de pista geralmente há muito atrito entre os competidores e equipes ao contrário do que se vê nos rallies, onde as equipes se confraternizam. Afinal, o rally de regularidade põe à prova toda a sua capacidade de superar a si próprio. O fator "adversário" não existe.
Por fim, a função do Zequinha é fundamental para atrair novos competidores. É a porta de entrada para os curiosos desmistificarem alguns fantasmas criados, achando que o rally é uma quebradeira de carros. Foi como eu conheci o rally e vejo como a grande sacada para atrair novos competidores e fazer com essa engrenagem trabalhe a pleno. Se você é um rallyzeiro adote um Zequinha!